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AGNAV

agnav-figura-1Não tem como falar em eficiência, precisão e desenvolvimento sustentável do agronegócio sem pensar em tecnologia. Um passo importante nesse caminho foi dado em 1990, quando o Sistema de Posicionamento Global por Satélites começou a auxiliar os trabalhos no campo. Sem limitações em virtude de chuva, poeira, névoa ou escuridão, passou a ser possível realizar, por exemplo, planejamento de lavoura, direcionamento de máquina com exatidão, inspeção e mapeamento da colheita.

A aviação agrícola não ficou de fora, com a adoção do GPS e eliminação de balizadores humanos, os processos ganham ainda mais agilidade, redução de custos operacionais e respeito ao meio ambiente, afinal, diminuem também as falhas ou aplicações excessivas de produtos. A ferramenta passou a ser essencial em todo o mundo para uma aplicação aérea mais racional de fertilizantes, sementes e defensivos, povoamento de lagos e rios com peixes, reflorestamento e combate a incêndios em campos e florestas.

 

 

agnav-figura-2No Brasil, o uso desse importante instrumento para os voos agrícolas teve início no fim da década de 90, quando os trabalhos no ar passaram a contar com acompanhamento e orientação do piloto sobre a área de aplicação. Passou a ser possível também a monitoração precisa dos dados de rendimento através dos relatórios ao fim de cada trabalho, o que possibilita planejamentos mais assertivos de áreas específicas da lavoura. A associação dessa tecnologia de precisão com a versatilidade do helicóptero para o trabalho no campo vem gerando ótimos resultados. O GPS usado atualmente em asas rotativas no país é da empresa canadense, internacionalmente conhecida, chamada AGNAV.

 

 

 

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A marca usa o sistema operacional Linux, ou seja, sem custos de licença, sem necessidade de software antivírus e sem atualizações regulares como os sistemas operacionais Windows. Presente em mais de 40 países em todos os continentes, a Companhia nasceu de um grupo que trabalha com equipamentos baseados em GPS desde 1985. Para a aviação agrícola desenvolveram sistemas de balizamento eletrônico específicos como o AGNav-guia Silver, Gold e, mais recente, o Platinum, além importantes acessórios como o fluxometro Ag-Flow.

 

 

 

 

agnav-figura-4AGNav Silver & Gold
Sistema composto por tela com CPU embutido, barra de Luz Externa ou Interna, rádio Receptor Dual Band, antena e cablagem. Com tela LCD 6.5´´, sistema operacional Linux, entrada para USB e HD de 512MB à 4GB, o AGNav Silver & Gold atende a todas as necessidades de um sistemas de balizamento eletrônico de alta qualidade.

A cablagem de uso aeronáutico é composta em quase toda sua totalidade, por cabos teflonados com blindagem de alta resistência a danos por corte e ruídos do sistema elétrico da aeronave. Outra característica marcante dos sistemas de balizamento da AGNAV, é o seu rádio receptor de alto desempenho e qualidade de sinal. O Rádio receptor P500 possui uma carcaça brindada com alumínio de alta resistência a choque e ruídos, além de ter uma excelente vedação à umidade e conectores metálicos de uso militar.

 

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AGNav Platinum
Assim como os antecessores, o sistema Platinum foi concebido como uma única unidade, por isso não há componentes adicionando peso ou ocupando espaço valioso na aeronave. O piloto navega pelos menus facilmente utilizando a interface de tela brilhante de 8.4´´ sensível ao toque. Os cartões de memória não são mais necessários porque o sistema vem com um disco rígido de 8GB a 64GB. Com wireless, 3G e Bluetooth, a transferência de arquivos é rápida e transparente, além da comunicação estar disponível sempre que necessário.

A tecnologia de Aplicação Automática (auto booms) no Guia Platinum elimina a preocupação e responsabilidade de ligar e desliga a saída de produto. O Auto-booms pode acomodar zonas de exclusão e aplicação com doses variáveis. O Guia Platinum adapta-se a todas as aeronaves, sejam aviões ou helicópteros.

O novo sistema Platinum tem a opção de adicionar câmeras de vídeo. O vídeo é geo-referenciado e pode ser gravado diretamente no disco rígido para verificação futura. O sistema Platinum pode usar até quatro câmeras simultaneamente que podem ser usados para registrar dados durante a aplicação, marcar um ponto de referencia ou mesmo para exibir dados interessantes da dinâmica de voo. Ele também pode ser usado para a segurança como em reabastecimento ou verificação do produto.

 

 

agnav-figura-6Ag-Flow – Controlador de fluxo: liquido ou granular
O sistema de controle Ag-Flow liquido tem um processo de calibração rápido e fácil. Este sistema de controle de fluxo automático para aplicações aéreas e terrestres é projetado para assegurar a aplicação contínua e a distribuição de produtos sem a necessidade de monitoramento. Ajusta automaticamente o fluxo tendo em conta os parâmetros de aplicação. A válvula é posicionada no lugar certo para dar melhor intervalo de saída de produto através das barras de aplicação. Com um sistema autônomo, o controlador tem seu próprio sistema de GPS para informação instantânea de posicionamento e velocidade. Dados de aplicação são inseridos por meio de uma tela touch e o processo de instalação é um dos mais fáceis do mercado. O sistema de controle de fluxo granular trabalha exclusivamente com o sistema Isolair Podcaster para helicóptero com tanque duplo. O controle de fluxo é simultâneo em ambos os tanques, fazendo a aspersão de grânulos de pulverização perfeitos e constantes.

 

 

 

 

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